quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Apostila de Nós - Parte 2 de 4

01 - Nó de Fateixa ou Volta de fateixa: Serve para prender um cabo a uma argola, um balde ou alça. Não se solta, e se não morder é fácil de desatar.

02 - Nó Cego: Esse Nó deve ser aprendido para nunca ser usado, é um nó que quando solicitado, pode alternar sua resposta e funcionamento, ora pode ser instável e desatar com facilidade, ora pode ser muito difícil de desfazer, tornando-se um nó inseguro, sem aplicação prática. Executa-se dando dois nós simples seguidamente, da mesma forma.


03 - Nó Quadrado: Para unir duas cordas que estão a um ângulo de 90 graus. É um nó decorativo.


04 - Lais de Guia ou Bolina: Permite que se faça uma alça permanente na extremidade de um cabo, facilitando sua utilização.

05 - Lais de Guia Duplo ou Lais de Guia Espanhol: As alças, reguláveis, servem para transporte de pessoas ou outras cargas.

06 - Nó de Carrasco ou de Forca: Antigamente usado na execução de criminosos. Tipo de nó corrediço decorativo. Como todo nó corrediço ele é muito fácil de desatar.

07 - Nó Constritor: Também chamado de nó do feixe de lenha. Este nó é usado para apertar. É um nó muito adequado para apertar feixes de lenha, de madeira, de tubos. É também usado para fechar sacos de pano contendo cereais, açúcar etc.



08 - Nó Bolina Portuguesa ou Laís de Guia Portuguesa: Este nó era usado por marinheiros portugueses para amarrar a âncora, também pode ser usado para apoiar um homem que esteja trabalhando suspenso, as suas voltas podem ser ajustadas de acordo com a necessidade, pode ser dado mais de duas voltas, deixando o nó mais forte.
09 - Nó Ordinário: Nó muito estável, serve para unir duas cordas, mais pouco utilizado por ter muitas voltas criando desta forma um grande volume, quando molhado é difícil de desatar, muito usado para decoração por causa de sua forma simétrica.


10 – Borboleta: Nó utilizado para aplicar desvio de força no seio de um cabo ou para dividir direções de ancoragem. Após realizado oferece uma alça que pode ser utilizada para unir outro cabo ou fazer desvio no posicionamento do cabo principal. Permite a aplicação de força em direção oposta nos dois chicotes.

Nenhum comentário: