quarta-feira, 25 de março de 2009

Apostila de Nós - Parte 4 de 4


21 - Cadeira de Bombeiro: Nó usado para resgate e transporte / elevação de pessoas. Também usado para transporte / elevação de cargas.


22 – Catau: É uma dobra que se dá no cabo principalmente para esconder um ponto fraco no cabo, um ponto de ruptura ou simplesmente uma maneira de encurtar o cabo.

23 - Nó de Escota: Serve para unir duas cordas de bitola ou materiais diferentes. Para a execução é necessário dobrar o chicote da corda mais grossa de modo a formar uma argola por onde vai passar a mais fina que, depois de a rodear, se vai trilhar.
24 - Nó de Correr: Ou corrediço simples. Simples de ser feito e fácil de desfazer, é usado para amarrar pacotes ou feixes de lenha, pode ser usado também para laçar objetos a distância. É o nó de fixação das fitas da rabiola de pipas.


26 - Nó Direito: Na antiguidade era conhecido pelos gregos como nó de Hércules, este nó é muito utilizado por ser fácil de fazer e pela simetria, útil para fechar pacotes, amarrar sapatos, terminar amarras etc., mas quando submetido a tensão em apenas uma de suas pontas este nó pode se desfazer.

27 - Nó Cirurgião: Como o nome indica, é utilizado pelos cirurgiões para estancar o sangue e fechar suturas, por ser menos volumoso que outros nós, ele é preferidos por alguns cirurgiões por deixar cicatrizes menores, útil também por pescadores para unir linhas de pesca.
28 - Volta da Ribeira: Ideal para amarrar feixes de lenha ou fixar uma corda ao redor de mastros ou troncos, o material amarrado por este nó pode ser erguido, arriado, arrastado ou puxado, é fácil de fazer e desatar.
29 - Dois Cotes: Usado para finalizar uma amarra.

30 - Meio-nó Superior ou Nó Único Para Empate: É o conhecido Nó simples, usado principalmente para iniciar o nó direito e para marcar uma corda.

Nenhum comentário: