quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Especialidade de Ecologia - EN23



1. Construir um diagrama do ecossistema de um pequeno açude de água doce, colando fotografias/figuras dos animais existentes.





Aqui nós temos 3 ambientes que compõem o açude: A água, a Terra e o Ar. Na água nós temos algas e peixes, na terra temos o rato e o capim. No ar nós temos as aves. Os anfíbios podem viver na água e na terra. Algumas aves preguiçosas ficam mais tempo na terra do que voando. E a libélula vive na superfície da água e voa quando der vontade. Ainda existem os microorganismos decompositores



2. Escolher um mamífero, um pássaro, um réptil e um anfíbio que sejam comuns na região em que você mora, e construir para cada um deles um diagrama de sua pirâmide ecológica.





O gavião caça aquilo que der bobeira pra ele: A libélula, outras aves, calango, sapo e rato. E quando morre os organismos decompositores detonam ele, depois as plantas pegam o que precisam através do solo que foi enriquecido com os organismos decompositores.



Já o Sapo alimenta-se de insetos e não pode dar bobeira para o gavião.





O rato também foge do gavião e alimenta-se de restos de comidas (e aquelas que nem se tornaram resto ainda nas nossas casas) e pequenos insetos.


O calango fica só balançando a cabeça; na parede ele fica com um olho nos insetos e outro no gavião.


3. Saber o significado dos seguintes termos:
a. Ecologia - é o estudo dos seres vivos e o ambiente onde vivem, com suas interrelações.
b. Comunidade - conjunto de populações animais e vegetais que vivem numa área se relacionado uniformemente.
c. Cadeia alimentar - conjunto de alimentos disponível para as populações animais e vegetais.
d. Comensalismo - dois seres de espécies diferentes que dependem um do outro para viver.
e. Sucessão ecológica - quando um ser vive substitui o outro na cadeia, tornando-se o dominante.
f. Plâncton - existem 2 tipos: fitoplancton (vegetal) e zooplancton (animal). Vivem em suspensão nas águas doces, salobras e marinhas.
g. Conservação - a conservação ambiental consiste de conservar aquilo que temos para não ter problemas no futuro.
h. Comunidade clímax - comunidade que possui todos os elementos necessários para a teia alimentar, em harmonia.
i. Autotrófico - fabricam a própria alimentação através da água e gás carbônico. Ex: Plantas.
j. Bioma - conjunto de seres vivos de uma área.

*** fonte: especialidades.org***

4. Fazer observações detalhadas, em campo, e estudos, em livros, sobre o habitat de alguns pequenos animais de sua região. Escrever um trabalho: metade dele com os resultados de suas observações, e metade a partir de estudos de livros. Cerca de 700 palavras.
Pardal - é a ave em maior quantidade lá perto de casa e na minha varanda também. Fazem seus ninhos em telhados e árvores que dão devida segurança para eles. Ainda não vi nenhum sendo atacado por um bem-te-vi, mas os pardais fogem deles e de um gavião que fica sobrevoando a área. Os pardais alimentam-se de ração de cachorro (detonam a comida das minhas cachorras) frutas silvestres (detonam as acerolas lá do quintal) e terão seus dias contados se não respeitarem as graviolas que serão produzidas lá em casa.
O pardal é nome genérico dado aos pequenos pássaros da família Passeridae, gênero Passer e Petronia. Os pardais são aves cosmopolitas (vivem adaptados em qualquer país) e adaptam-se bem a áreas urbanizadas e à convivência com os seres humanos. Alimentam-se à base de sementes durante a maior parte do ano e de insetos na época de reprodução. O pardal-doméstico foi introduzido pelo Homem em todos os continentes e é atualmente a espécie de ave com maior distribuição geográfica.


Calango - é o réptil mais visto em Praia de Carapebus. Eles vivem em pedras, fendas de muro e algumas crocas. Já vi um ser detonado por um bem-te-vi e alguns serem destruídos pela minha cachorra (Ah não Bee Aah, olha a lagartixa!!!). Alimentam-se de insetos e pequenas aranhas.

O termo Calango se refere a alguns lagartos, como os da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, Tropidurus e outros que vivem geralmente no solo, na terra ou em pedreiras, alimentando-se de alguns artrópodes.
Apesar de chegarem a 30 cm de comprimento não são espécies agressivas. Quando ameaçados procuram se esconder em alguma fenda ou buraco, e quando capturados ficam imóveis como se estivessem mortos. Para que ocorra o aparecimento dessas espécies o ambiente precisa apresentar algumas características. Costumam aparecer em áreas com pouco movimento de pessoas, com madeira, concreto ou rochas para que se camuflem, escalem e tomem sol. Sempre estão próximos de alguma fenda ou buraco e algo que atraia insetos e outros artrópodes como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas, apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.
obs.: Aqui tem cerca de 350 palavras.

5. Definir um ecossistema e declarar os fatores biológicos e físicos básicos que o mantém equilibrado.

Os fatores abióticos (não-vivos) do ecossistema são: luz solar, calor, água em estado líquido, ar puro e solo. Os fatores bióticos (vivos) são: os produtores (plantas em geral), os consumidores primários (herbívoros), os consumidores secundários (carnívoros) e os decompositores (fungos e bactérias) que promovem a volta da matéria ao ambiente físico para fechar a cadeia alimentar.

*** fonte: especialidades.org***


6. Investigar como se faz a coleta de lixo em seu bairro. Quanto lixo sua família joga por dia? Por semana? Por ano? Como poderiam lidar melhor com o lixo?

O caminhão passa na rua (lá em Carapebus) às 7:00h da manhã de terça, quinta e sábado e coleta o lixo que o pessoal coloca na rua. Por dia jogamos fora cerca de meio quilo de lixo (papel e plástico principalmente e algum resto de comida que as cachorras não podem comer) isto equivale a 3,5kg por semana e 182kg por ano. Evitar desperdício de comida e separar o lixo fazendo a coleta seletiva mesmo que nossa cidade não faça este tipo de coleta.


7. Ler o jornal de uma cidade grande (a mais perto da sua se você não mora numa cidade grande) durante um mês, procurando os níveis de poluição atmosférica. Faça um gráfico demonstrando a curva deste nível durante o mês. Descobrir o que causou os pontos altos de sua curva.
O jornal que fala sobre poluição que fica mais próximo da minha cidade é O GLOBO do Rio, pois moro na Serra e nem "A GAZETA" e seu filho "Noticia Agora" nem "A TRIBUNA" falam desse índice. Por isso esse jornal não vale. Mas sei que a poluição aumenta quando há vento sul e traz todo o pó da Vale e da CST direto para a varanda da minha casa. Se ficar vento sul o ano inteiro eu vou ficar rico exportando minério em pó que "aparece" na minha varanda.

8. Relacionar dez maneiras de trabalhar ativamente em favor de seu meio ambiente. Colocar quatro delas em prática.

I - Não jogar papel, sacolas, lixo em geral na rua. (OK)

II - Economizar água e energia elétrica fechando o chuveiro enquanto estiver ensaboando. (OK)

III - Junto com o clube ou unidade: catar o lixo de uma praça perto da igreja. (OK)

IV - Junto com o clube ou unidade: plantar árvores próximo à lagoa de Carapebus. (OK)

V - Conscientizar outras pessoas que devemos cuidar do meio ambiente, evitando desperdícios.

VI - Promover campanhas e passeatas com entrega de folhetos em pró do meio ambiente.

VII - Vá dormir cedo e acordar cedo - isso economiza energia elétrica.

VIII - Coletar lixo na praia em Carapebus e exigir da prefeitura tambores de coleta de lixo.

IX - Se juntar folhas secas, não coloque fogo nelas.

X - Não jogar óleo de cozinha usado na pia, pois o óleo contamina a água. Armazene-o e enterre ou entregue para coleta seletiva (lá em casa nós guardamos e enviamos pra minha sogra: ela sabe fazer sabão) (OK)

9. Descobrir um trecho do Espírito de Profecia, e um texto Bíblico relacionado à ecologia, e ser capaz de explicar a sua relevância e aplicação em nossos dias.
Espírito de profecia: "Em Sua perfeição original, todas as coisas criadas eram a expressão do pensamento de Deus. Para Adão e Eva, no seu lar paradisíaco, estava a natureza cheia do conhecimento de Deus, transbordante de instrução divina. A sabedoria falava aos olhos e era acolhida no coração; pois eles comungavam com Deus pelas obras criadas. Logo que o santo par transgrediu a lei do Altíssimo, o resplendor da face de Deus desapareceu da face da natureza. A Terra está agora deformada e maculada pelo pecado. Mas, mesmo nesta condição, muito do que é belo permanece. As lições objetivas de Deus, não são obliteradas; quando bem compreendida, a natureza fala de seu Criador" Parábolas de Jesus, pág. 18. Se destruirmos a natureza, como vamos aprender com ela?

Bíblia: Gênesis 2:8-15. Deus colocou o homem para cuidar e manter a terra e não destruí-la com poluição e desmatamentos. Não devemos destruir o planeta.

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei esssssssssa especialidade e os desenhos

Anônimo disse...

adorei esssssssssa especialidade e os desenhos